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Foto: Arquivo pessoal
Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O que é preciso avançar no acesso à Educação Infantil?
A obrigatoriedade de atendimento para crianças de 4 e 5 anos é positiva. Contudo, não se pode querer cumprir essa determinação a qualquer custo, fazendo com que as crianças estejam em espaços inadequados apenas para atender à lei. Em relação à creche, temos um longo caminho a percorrer, pois muitas famílias ainda deixam os filhos com cuidadores leigos.

Com relação às concepções de ensino, você vê mudanças significativas para o futuro?
Essa questão envolve desde a organização do espaço até a formação do educador. Por mais que a relação entre cuidar e o educar já tenha se tornado consenso - pelo menos no discurso -, a discussão deve ser incorporada à formação inicial e, principalmente, à continuada.

Como melhorar a formação dos educadores?
Os cursos superiores precisam contemplar conhecimentos sobre as especificidades da infância. Além disso, vejo na formação em serviço, feita na própria escola, uma estratégia para colocar as pesquisas em debate, fazendo com que os educadores atuem melhor.

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